Site Survey WiFi: O que está incluído?

24 de julho de 2021by Rafael Lima0

Porque é importante ter um bom Site Survey WiFi?

Hoje em dia as redes Wireless WiFi são consideradas essenciais em quase todos os setores; empresa, educação, governo, hospitalidade e varejo.

É difícil de acreditar, mas, há 15 anos, as redes sem fio ainda eram uma novidade e pouquíssimas empresas investiam nisto. Bom, a não ser que você fosse uma grande empresa com um enorme orçamento de TI e com grandes talentos internos e com avançado conhecimento em TI.

Embora uma rede Wireless WiFi seja quase tão predominante quanto a eletricidade e a água corrente, isso não significa que a sua Rede WiFi seja confiável o suficiente ou rápido o suficiente para atender às verdadeiras necessidades da sua empresa.

Bom, então como faço para descobrir quando algo não está bem no desempenho da minha rede Wireless WiFi? O que preciso fazer?

O correto a fazer é procurar uma empresa com conhecimento avançado em design de rede sem fio e contratar esta empresa para um Site Survey Wireless WiFi.

Nesta postagem, você aprenderá sobre os diferentes tipos de pesquisas em sites sem fio, o que está incluído e como sua empresa pode se beneficiar.

Site Survey WiFi e os seus tipos
Para que você possa descobrir e entender o que há de errado com o design da sua rede wireless precisa entender os quatro tipos diferentes de Site Survey WiFique tratam das preocupações com o WiFi:

Pesquisas preditivas no local– Com um Site Survey WiFi Preditivo, o analista usa uma ferramenta de simulação para criar um modelo baseado no seu ambiente e na sua planta. Uma pesquisa preditiva tende a ser bastante econômica, além de altamente precisa para o início de um projeto de rede wireless. Você poderá obter os ótimos resultados com esse tipo de avaliação.
Pesquisas físicas no site– Se você possui uma rede sem fio mais complicada, uma pesquisa no seu ambiente físico pode ser o melhor caminho a percorrer. Durante esse tipo de avaliação, o analista geralmente se concentra em percorrer o seu ambiente e os seus APs, com aplicativos sensíveis à latência.
Pesquisas passivas no site– O engenheiro usa o software para ouvir passivamente o tráfego na sua rede sem fio – procurando especificamente problemas com pontos de acesso, intensidade do sinal e ruído ambiental.
Pesquisas pós-validação no site– O objetivo desse tipo de pesquisa é garantir que a sua rede Wi-Fi esteja funcionando no nível em que foi projetada.
Nota: O Site Survey Preditivo de uma Rede Wireless WiFi pode ser uma boa alternativa para redes wireless menos complicadas. Desde que você possa fornecer plantas baixas precisas, a nossa equipe de analistas pode montar um design bastante preciso. No entanto, como as Pesquisas preditivas não analisam o que você tem atualmente em seu ambiente ou informam por que estão tendo problemas. Este tipo de Site Survey é mais adequado para projetos menores ou mais novos.

O que está incluído em um Site Survey WiFi?
Então, agora que você conhece as quatro categorias diferentes de Site Survey Wireless utilizadas para o design de uma rede WiFi, o que você pode esperar quando investe em Site Survey Wireless? O que está incluído?

Uma visita ao local com analista especialista em design de rede Wireless(nunca não negligencie a importância de uma visita. Muitos provedores de serviços gerenciados raramente fazem visitas e normalmente não possuem mais de um especialista em Rede WiFi em sua equipe, se é que possuem)
Inspeção in loco do hardware sem fio,incluindo configurações e posição de montagem e orientação.
Execução de softwares de análise wireless para capturar dadossobre seu desempenho sem fio
Avaliação e análise dos dados capturados e apresentados em um relatório

O Relatório de um Site Survey WiFi
Agora você já sabe o que está incluso num Site Survey WiFi. Mas como isto será apresentado para você? Será através de um relatório extremamente detalhado.

Objetivo – Por que este Site Survey WiFi está sendo executado? Qual é o objetivo? (Geralmente, as avaliações são solicitadas para determinar se a cobertura da sua rede wireless desenhada por um Site Survey Preditivo corresponde ao que foi implantado. Outras vezes, as avaliações revisam o design atual da rede wireless e identificam fontes de problemas contínuos de desempenho.)
Escopo – O que está incluído, no Site Survey WiFi, e o que não está?
Infraestrutura de teste de pesquisa – Serão utilizadas ferramentas utilizando hardwares e softwares para medir a cobertura da sua rede wireless. (Por exemplo, um dos conjuntos de ferramentas inclui um software profissional de pesquisa de ambiente wireless, juntamente com os adaptadores sem fio USB específicos para isto e um ponto de acesso em modo de pesquisa.)
O relatório descreverá requisitos como:
Intensidade do sinal mínima
Relação sinal/ruído mínima
Taxa de dados mínima
Número mínimo de pontos de acesso
Além disto será apresentado no relatório a planta baixa listando as rotas para a pesquisa no site, bem como os locais dos pontos de acesso.

Cobertura e narrativa de desempenho, incluindo:
Mapade calor da taxa de dados para frequências sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz
Mapa de calor com taxa de transferência efetiva máxima para frequências sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz
Mapa de calor da intensidade / cobertura do sinal de RF para frequências sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz
Dependendo do tipo de pesquisa do site, você também pode ter
Análise CCI (interferência co-canal) que identifica qualquer diafonia entre dois transmissores diferentes no mesmo canal de RF
Análise ACI (interferência de canal adjacente) que identifica qualquer potência estranha de um sinal em um canal de RF adjacente.
Na maioria das pesquisas de sites sem fio, é criada uma planta baixa com localizações dos pontos de acesso, mapa de calor da taxa de dados, mapa de calor da taxa de transferência e mapa de calor da intensidade do sinal para cada andar do edifício.

Como sua empresa pode se beneficiar de um Site Survey WiFi
Quando um gerente de TI, um CIO ou um CTO solicitam um Site Survey WiFi, como eles se beneficiam? Quais são algumas das conclusões típicas?

O objetivo mais comum é identificar configurações que afetariam negativamente o desempenho da rede wireless WiFi. Mas existem várias descobertas que surgem com bastante frequência. Esses achados podem incluir:

Identificação de pontos de acesso instalados com o objetivo errado – Exemplo: identificamos recentemente em um Site Survey que uma empresa estava usando APs com antenas omnidirecionais instalados em tetos de 10m e os dispositivos usados ​​no nível do solo captavam sinais com níveis muito baixos.
Identificando problemas de sobreposição de canais de RF entre pontos de acesso – Exemplo: uma outra empresa possuía antenas omnidirecionais em seus APs e neles havia muitas sobreposições de canais de RF entre os APs. Ocorria que quando os dispositivos identificavam vários pontos de acesso usando o mesmo canal, eles tinham que esperar na fila para sua vez de usar o canal.
Identificar uma cobertura nula com APs externos – Isso ocorre devido às más decisões sobre alturas de montagem. Nesse caso, alterar a altura do AP alterou sua cobertura devido à largura de feixe vertical da antena.
Níveis de energia do AP deixados nas configurações padrão – Ao não personalizar os níveis de energia para serem simétricos aos níveis de energia alcançáveis ​​pelos dispositivos clientes, o desempenho é prejudicado.
APs instalados/montados em locais problemáticos – Quando montados muito perto de objetos que bloqueiam ou alteram o sinal de RF, a entrega do sinal aos dispositivos clientes é atingida.
Quando uma ou mais desses problemas são resolvidos, as empresas geralmente percebem uma melhoria imediata e dramática no desempenho de suas redes wireless WiFi.

A partir dessas descobertas, os analistas de design de rede sem fio apresentarão recomendações que solucionem o maior número possível desses problemas, incluindo:

Modelos de APs mais adequados – especialmente modelos de APs com uma antena que pode se adaptar melhor ao ambiente e às necessidades do cliente
Novo design de rede wireless – que leva em consideração os requisitos emergentes de aplicativos de software
Novo design de rede wireless outdoor – mais adequado para espaços ao ar livre onde normalmente não há objetos refletivos ou atenuadores
Remoção de ligações de canal, conforme necessário – para limitar a possibilidade de reutilização de canal e todos os problemas de contenção de canal e canal adjacente que surgem
Remoção de taxas de dados mais baixas – novamente para melhorar o design da rede sem fio, forçando os dispositivos a usar APs mais próximos com melhor intensidade de sinal
Configurando e/ou otimizando níveis de energia simétricos – para corresponder ao dispositivo cliente que possuem energia mais baixo
Melhorando a posição do AP – para melhor entrega do sinal de RF
Melhorando os links de ponte/malha – para melhorar significativamente a qualidade do sinal

Conclusão
Com um Site Survey Wireless WiFi você fornecerá aos seus profissionais de TI informações valiosas sobre o desempenho de sua rede wireless.

Com o relatório detalhado, você aprenderá o que precisa ser tratado para melhorar a experiência do usuário final e o desempenho geral do sistema.

Com um Site Survey Wireless bem executado você terá uma base para medir futuras melhorias no design da sua rede Wireless – para ajudar a documentar atualizações de desempenho específicas.

Para descobrir mais sobre como uma pesquisa de site sem fio pode ajudar a identificar e corrigir problemas com sua rede sem fio agende uma reunião hoje.

Rafael Lima

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Site Survey WirelessHeadquarters
Ajudamos a sua empresa a alcançar a transformação digital por meio dos nossos serviços especializados em redes wireless corporativas
Nossas LocalidadesOnde nos encontrar?
https://sitesurveywireless.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Faça contatoSite Survey Wireless Social
Assuma o comando da sua rede wireless através dos nossos serviços especializados
Site Survey WirelessHeadquarters
Ajudamos a sua empresa a alcançar a transformação digital por meio dos nossos serviços especializados em redes wireless corporativas
Nossas localizações Onde nos encontrar?
https://sitesurveywireless.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Faça contatoSite Survey Wireless Social
Assuma o comando da sua rede wireless através dos nossos serviços especializados