O padrão Wi-Fi de próxima geração é o Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, a etapa mais recente de uma jornada de inovação ininterrupta. O padrão baseia-se nos pontos fortes do 802.11ac, aumentando a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade, o que permite que as redes atuais e novas tenham mais velocidade e maior capacidade com aplicações de próxima geração.
O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) propôs o padrão 802.11ax para unir a liberdade e a alta velocidade da conexão sem fio Gigabit Ethernet à confiabilidade e à previsibilidade encontradas em rádios licenciadas.
Quais são os benefícios do Wi-Fi 6?
O Wi-Fi 6 permite que empresas e provedores de serviços ofereçam suporte a aplicações atuais e novass na mesma infraestrutura de LAN sem fio (WLAN) e, ao mesmo tempo, melhora o serviço para aplicações mais antigas. Isso prepara o cenário para novos modelos de negócios e maior adoção de Wi-Fi.
O Wi-Fi 6 é diferente do 802.11ax?
Não, eles são a mesma coisa. A Wi-Fi Alliance começou a promover uma campanha para adotar o termo “Wi-Fi 6” ao se referir ao padrão IEEE 802.11ax. Isso demonstra que o padrão é a sexta geração do Wi-Fi. A premissa era que simplificar da mensagem de marketing poderia ajudar o Wi-Fi a ficar melhor posicionado em relação aos padrões do 3GPP (Third Generation Partnership Project) usados no celular (como a tecnologia sem fio 5G).
Quando o Wi-Fi 6 será ratificado?
O IEEE deve ratificar a emenda 802.11ax no segundo semestre de 2019. A Wi-Fi Alliance tem um cronograma similar para a certificação do Wi-Fi 6. A estimativa oficial mais recente para ratificação está sempre disponível no site 802 IEEE, na coluna “RevCom & Standards Board Final or Continuous Process Approval”
O que você pode esperar do Wi-Fi 6
Benefícios do Wi-Fi 6
O Wi-Fi 6 vai se basear no sucesso do 802.11ac. Ele vai permitir que os access points suportem mais clientes em ambientes densos e proporcionar uma melhor experiência nas redes LAN sem fio padrão. Ele também vai fornecer um desempenho mais previsível para aplicações avançadas, como vídeo 4K ou 8K, aplicativos de colaboração de alta densidade e alta definição, escritórios totalmente sem fio e Internet das Coisas (IoT). O Wi-Fi 6 vai modernizar o Wi-Fi à medida que as conexões sem fio continuarem se expandindo.
Access points Wi-Fi 6
No mercado, já existem alguns access points nesse novo padrão voltados para os primeiros usuários e clientes que estão ansiosos para testar o novo padrão. Os access points liberados antecipadamente serão APs pré-padrão, porque o padrão ainda não foi ratificado. Isso significa que os principais recursos que fazem parte do Wi-Fi 6 podem não ser suportados em alguns desses primeiros access points pré-padrão. No entanto, quando disponíveis, alguns desses access points poderão ser certificados por meio de atualizações de software e os recursos do Wi-Fi 6 serão suportados. Essa abordagem é similar à de introdução das gerações anteriores, como 802.11ac e 802.11n.
Dimensões da tecnologia Wi-Fi 6
Modulação mais densa usando modulação de amplitude de quadratura (QAM) em 1024, permitindo um aumento de velocidade superior a 35%.
Cronograma baseado em OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) para reduzir a sobrecarga e a latência.
Sinalização robusta de alta eficiência para oferecer melhor operação diante de uma Received Signal Strength Indication (RSSI) significativamente menor.
Melhor cronograma e maior duração da bateria com Target Wake Time (TWT).
O Wi-Fi 6 será compatível com o 802.11ac?
Como acontece com todos os outros avanços recentes no Wi-Fi, o novo padrão é compatível com versões anteriores, aproveitando as tecnologias atuais e tornando-as mais eficientes.
Antes de implementar seu projeto entre em contato conosco.
Temos uma equipe pronta para ajudar nos desafios dessa nova tecnologia!