Quando ocorrem problemas de conexão sem fio, como os administradores irão responder depende de vários fatores. Para evitar que a sua equipe de TI perca tempo mitigando o problema, que a Site Survey Wireless oferece o serviço de Wireless Troubleshooting. Para que a sua equipe de TI tenha tempo e disponibilidade para outras atividades.
Existem muitos componentes para avaliar quando se faz um wireless troubleshooting, incluindo, mas não se limitando a laptops, dispositivos portáteis, APs, controlador, autenticação, switches de rede, roteadores, DNS e DHCP. Os problemas são causados com mais frequência por dispositivos de usuário final devido à compatibilidade, drivers de placa sem fio desatualizados, perfil, acesso, método de segurança, versão do software, etc., mas a rede WiFi é a primeira culpada!
Para se concentrar na própria rede WiFi como a primeira etapa, design sem fio deficiente, configuração padrão do dispositivo, falta de monitoramento regular e pesquisas de verificação da integridade da rede, aumento no número de usuários enquanto houver número inadequado de APs, mudanças no ambiente e na área de cobertura que afeta o comportamento de RF, dispositivos de rede upstream e aplicativos em uso. Bem como interferência como Co-Channel (CCI), Adjacent Channel (ACI), interferência não wireless, alta potência de transmissão e suporte para taxas de dados mais baixas e rogue APs.
Como qualquer outra tecnologia, as técnicas de wireless troubleshooting devem incluir um processo estruturado e passo a passo.
Ao identificar o problema, o objetivo é restringir a causa a um tipo de dispositivo, usuário (perfil) ou aplicativo.
O problema foi percebido durante o uso de um determinado dispositivo ou aplicativo? A escala do problema revela se uma interrupção está afetando todos os usuários ou se é um único ou grupo de usuários e / ou um local específico.
Definir as causas possíveis é a etapa mais importante e difícil; o solucionador de problemas deve determinar a causa a partir de um conjunto de causas potenciais. Começando pela primeira causa comum e trabalhando na lista. Um bom exemplo é iniciar no dispositivo do cliente e confirmar que todas as configurações estão de acordo com os padrões definidos.
Algumas falhas comuns podem ser problemas de adaptador de dispositivo cliente, perfil não configurado corretamente, AP ou controlador inativo, problema de rede com fio com switch, PoE, DHCP, DNS, link de internet, servidor de aplicativos etc. Esta etapa, se bem documentada, servirá como base de conhecimento para problemas semelhantes relatados no futuro.
A criação de um plano de ação para resolver o problema identificado deve ser documentada e seguida rigorosamente. O plano de ação deve incluir uma abordagem passo a passo e uma seção para anotar os resultados até que o problema seja resolvido.
A boa notícia é que hoje temos algumas das melhores ferramentas de teste de desempenho e solução de wireless troubleshooting do mercado para analisar problemas wireless, gerar relatórios detalhados e confirmar que uma rede wireless bem projetada e mantida NÃO é sempre a causa do problema!