Por que o site survey wireless é crucial antes de implementar uma rede Wi-Fi

26 de julho de 2021by Rafael Lima0

Voce sabe porque o site survey wireless é crucial antes de implementar uma rede Wi-Fi

Planejar uma rede sem fio não é tão simples quanto a rede com fio. Ao contrário das redes com fio, o excesso de provisionamento (de pontos de acesso) não é uma ótima idéia com redes sem fio devido ao aumento da possibilidade de interferência de canal com muitos pontos de acesso colocados nas proximidades. É por isso que o site survey wireless é crucial e, neste artigo, vamos entender o porquê.

Quais são os objetivos do site survey wireless?

Em resumo,

  • Descubra áreas de cobertura RF / locais de sombra na cobertura;
  • Identificar fontes de interferência de RF (interno – microondas, telefones sem fio, antenas parabólicas, etc., pontos de acesso externos, etc.);
  • Determine a quantidade e melhores posições para a colocação dos pontos de acesso.

Por que é necessário um levantamento de site survey wireless?

Uma rede sem fio, como você sabe, é composta pelos pontos de acesso sem fio, controlador sem fio (wireless controller), clientes wireless e os componentes de rede passivos e ativos que os conectam ao backbone da LAN. Ao contrário das redes com fio, onde se pode dizer que são necessárias muitas portas de switch para tantos usuários, é difícil prever o número de pontos de acesso (com base no número de usuários) para redes sem fio.

Enquanto um ponto de acesso pode se conectar a centenas de computadores teoricamente, há muitos fatores como largura de banda por usuário, distância do ponto de acesso, tipo de tecnologia sem fio utilizada (802.11a / b / g / n), co-canal / externo interferência, roaming, etc., que podem influenciar o número real de usuários / qualidade. Assim, um site survey wireless é a melhor maneira de determinar o número de pontos de acesso e suas posições para uma cobertura wi-fi ideal na área.

O que acontece após a execucação do serviço de site survey wireless?

Dentro de alguns dias após a conclusão do levantamento no cliente, apresentamos um relatório detalhado aos clientes. Entre outras coisas, o relatório inclui o número (e o modelo) dos pontos de acesso necessários para um determinado site, planos de piso com a posição de pontos de acesso marcados neles, padrão de cobertura claramente indicado para cada ponto de acesso (através do uso de várias cores – cada para um valor de intensidade de sinal particular), lista de materiais para o projeto wi-fi juntamente com a estimativa de custos, etc.

Alguns detalhes do nosso relatório:

  • Interferência de RF de pontos de acesso vizinhos (hotspots, APs do escritório vizinho, etc.)
  • Interferência de RF de dispositivos sem wi-fi como fornos de microondas, telefones sem fio, antenas parabólicas, etc.
  • Padrão de cobertura do ponto de acesso em vários andares (é possível reduzir o número total de pontos de acesso se os APs dos pisos superior e inferior forem considerados)
  • Para sites com cobertura principalmente ao ar livre, é possível integrar aplicativos baseados na Web, como o Google Earth, para preparar (e apresentar) resultados mais precisos
  • Número total de usuários atualmente / expansão planejada para o futuro próximo / densidade de usuários em cada andar
  • Interferência de canal de outros pontos de acesso / sobreposição de todos os APs em que o roaming de voz é necessário
  • Componentes passivos / ativos para conectar-se ao backbone LAN – cabos, rotas de cabos, switches POE, racks, etc.
  • Cobertura básica em alguns lugares (como gramados) / cobertura poderosa em locais com maior densidade de usuários (como salas de conferência)
  • Taxa desejada (mínima) de largura de banda por usuário
  • Comprimento / largura / número de andares / obstáculos wi-fi / tipos de rádio (802.11a / b / g / n) / cobertura externa / vazamento wi-fi fora do edifício, etc.

Limitações / Desvantagens do Site Survey Wireless:

Independentemente da precisão da pesquisa do site sem fio, não é possível determinar com precisão os padrões de uso / expansões / interferências externas no futuro próximo que possam afetar a cobertura sem fio. Como mencionado anteriormente, o provisionamento excessivo não é uma boa opção com redes sem fio – mesmo que o controlador sem fio cuide da interferência do canal, há apenas um número limitado de canais (especialmente em) banda de 2,4 Ghz e banda de 5 Ghz.

Também é muito difícil replicar todo o set-up para rede sem fio, durante a pesquisa do site. Mesmo que isso seja feito, os resultados obtidos quando um grande número de usuários simultâneos acessam simultaneamente a rede sem fio seria bastante diferente dos resultados da pesquisa do site. Mais uma desvantagem é o fato de que a maioria dos softwares de pesquisa de sites não podem acomodar / sugerir cobertura direcional (usando antenas direcionais) para casos especiais e pode ser feito manualmente.

A Site Survey Wireless é uma empresa do grupo Xtech Solutions, e possui experiência de mais de 20 anos de mercado.

Entrem em contato conosco. Um de nosso consultores certamente terá uma solução para a sua necessidade.

Rafael Lima

Deixar uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Site Survey WirelessHeadquarters
Ajudamos a sua empresa a alcançar a transformação digital por meio dos nossos serviços especializados em redes wireless corporativas
Nossas LocalidadesOnde nos encontrar?
https://sitesurveywireless.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Faça contatoSite Survey Wireless Social
Assuma o comando da sua rede wireless através dos nossos serviços especializados
Site Survey WirelessHeadquarters
Ajudamos a sua empresa a alcançar a transformação digital por meio dos nossos serviços especializados em redes wireless corporativas
Nossas localizações Onde nos encontrar?
https://sitesurveywireless.com.br/wp-content/uploads/2019/03/img-footer-map.png
Faça contatoSite Survey Wireless Social
Assuma o comando da sua rede wireless através dos nossos serviços especializados