WiFi 6 e 5G, 5 coisas que você precisa saber
A sexta geração do WiFi chamado WiFi 6 também conhecida como 802.11ax, fornece mais velocidade, menor latência e maior densidade de dispositivos. A quinta geração de redes sem fio, ou 5G, é a mais recente tecnologia celular, projetada para aumentar a velocidade e a capacidade das redes sem fio. Aqui estão cinco coisas a saber sobre o WiFi 6 e 5G:
O 5G e o WiFi 6 são construídos a partir da mesma base e coexistem para dar suporte a diferentes casos de uso
O 5G e o WiFi 6 trazem uma promessa de desempenho dramaticamente melhor para os trabalhadores móveis e para a empresa. Por serem tecnologias complementares, fornecerão taxas de dados mais altas para suportar novos aplicativos e aumentos na capacidade da rede, com a capacidade de conectar mais dispositivos.
O WiFi 6 continuará sendo o opção de acesso para redes internas
Com melhorias na velocidade, latência e maior densidade de dispositivos conectados, o WiFi 6 é ideal para redes corporativas internas. Combinado com seu custo razoável para implantar, manter e escalar, ele será um sistema ideal para conectividade sem fio interna – especialmente em áreas onde os pontos de acesso atenderão a mais usuários, como estádios, salas de concerto e centros de convenções.
5G será o designado escolha para redes externas
Com velocidades mais altas e capacidade aprimorada, o 5G e o WiFi 6 podem melhorar a conectividade externa. No entanto, certos casos de uso, como andar em um trem-bala a 300 quilômetros por hora ou viajar de carro na estrada, farão do 5G o método preferido para redes externas.
WiFi 6 e 5G são adequados para muitas indústrias
O WiFi 6 e o 5G oferecem oportunidades interessantes para conectar mais dispositivos de maneira confiável via wireless. Isso é importante para dispositivos de IoT de missão crítica que estão sendo usados em automação de fabricação, assistência médica, energia e muitos outros setores. O WiFi 6 e 5G também oferecerá banda larga móvel aprimorada para uma experiência imersiva via realidade virtual e aumentada. Embora muitos setores se beneficiem da experiência móvel aprimorada, setores como hospitalidade, varejo e educação promoverão experiências imersivas para seus negócios.
Linha do tempo para WiFi 6 e 5G
O WiFi 6 parece estar em uma implementação mais rápida quando comparado ao 5G, com fornecedores de aparelhos portáteis como a Samsung anunciando smartphones compatíveis com WiFi 6 em 2019.
Em meados de 2019, vários fornecedores, incluindo a Cisco, terão pontos de acesso WiFi 6 disponíveis.
De 2019 a 2022, usuários e empresas passarão para o novo padrão, com mais clientes e pontos de acesso no mercado.
As redes e serviços 5G serão implantados em etapas nos próximos anos.
O 5G será usado pela primeira vez em aplicações sem fio fixas: backhaul residencial e de filial.
A partir de meados de 2019 e continuando até 2020, os provedores de serviços começarão a oferecer serviço 5G para selecionar cidades.
Por volta de 2021, o serviço 5G se tornará comum em muitas grandes cidades nos EUA, EMEAR, Japão e China, com lançamentos importantes que duram até 2023.