Os aplicativos essenciais aos negócios não são conectados por cabos — eles são Wi-Fi em primeiro lugar e, em muitos casos, apenas Wi-Fi. Telefones, tablets, laptops, leitores de código de barras… os dispositivos nos quais você confia dia após dia para administrar seus negócios precisam de uma rede sem fio confiável e a capacidade é fundamental para garantir que tudo funcione perfeitamente em conjunto.
Identificar os requisitos de capacidade de Wi-Fi da sua empresa é um dos elementos mais importantes abordados todos os dias . Aqui, vamos expandir o que entra em um cálculo de capacidade e mostrar como os serviços da Site Survey Wireless facilitam o projeto de uma incrível rede sem fio perfeitamente ajustada às suas necessidades de cobertura e capacidade.
Neste guia, abordaremos:
- O que é capacidade Wi-Fi
- Como identificar seus requisitos de capacidade de Wi-Fi
- Como projetar a capacidade Wi-Fi com o Ekahau Pro
- Práticas recomendadas para Wi-Fi de alta densidade
O que é capacidade de rede sem fio?
A capacidade da rede sem fio ou a utilização da capacidade é um requisito de projeto de rede que detalha o número de dispositivos habilitados para Wi-Fi que podem ser suportados simultaneamente em uma rede sem fio com base nos aplicativos usados, na largura de banda consumida e no número de rádios Wi-Fi disponíveis.
Juntamente com a cobertura e a utilização do canal , entender suas necessidades de capacidade de rede é um requisito fundamental para projetar uma rede sem fio. Este mapa de calor de integridade de capacidade mostra uma planta baixa da escola que foi segmentada em duas áreas de requisitos de capacidade diferentes, onde otimizamos para maior densidade de dispositivos no auditório com base no uso esperado.
Pense na capacidade da rede sem fio como os clientes do seu clube local (dispositivos habilitados para Wi-Fi) tentando fazer seus pedidos e fazer o check-out no caixa (ponto de acesso). Quando é início da noite e as multidões são baixas, é fácil subir, fazer seu pedido e pagar. Mas à medida que a noite começa e mais clientes competem para fazer pedidos, a equipe de serviço mal equipada tem dificuldade em acompanhar todos os pedidos que precisam ser processados, o que leva a tempos de espera frustrantemente longos para todos na fila.
Ao projetar para Wi-Fi empresarial, você precisa fazer algumas considerações cuidadosas para poder manter o desempenho esperado em tempos de uso normal, bem como em tempos de alta utilização.
Como identificar seu requisito de capacidade de Wi-Fi
Aqui está uma visão geral rápida de como identificar seu requisito de capacidade Wi-Fi e como usar esses requisitos ao projetar uma rede sem fio.
A principal conclusão aqui é que o planejamento inadequado pode resultar em contenção e congestionamento excessivos e levar a um desempenho ruim em sua rede. O Wi-Fi é um meio baseado em contenção, o que significa que os dispositivos estão competindo por tempo para se comunicar na rede. Quando há muitos dispositivos competindo por tempo de transmissão, a taxa de transferência diminui à medida que os dispositivos aguardam uma abertura com um ponto de acesso disponível ou precisam retransmitir seus dados. Mais dispositivos = mais contenção = mais colisões = mais retransmissões. O aumento da contenção se traduz em baixa qualidade, armazenamento em buffer, latência e uso frustrantemente lento de aplicativos para usuários finais e muitos tíquetes de suporte técnico para TI ou proprietário da rede.
3 Considerações para Planejamento de Capacidade
1. Dispositivos sendo usados na rede. Os tipos de dispositivos sem fio que se conectam à sua rede podem variar de telefones Apple e Android de última geração a leitores de código de barras de décadas em armazéns. Faça um inventário de todos os dispositivos críticos para os negócios e otimize para o que é conhecido, deixando espaço para o desconhecido.
Perguntas a serem feitas: Haverá telefones, laptops, scanners portáteis ou impressoras e quantos de cada dispositivo serão usados? Dispositivos estacionários como TVs, impressoras e outros equipamentos de rede podem ser cabeados em vez de sem fio? Cabo-lo se ele não se mover!
2. Aplicações e rendimento. A gama de aplicações e rendimento é tão ampla quanto os próprios tipos de dispositivos. É importante considerar a necessidade de largura de banda de seus aplicativos ao planejar sua capacidade. Aqui está uma tabela de uso de dados de exemplo para realmente mostrar as variações:
Chamadas de voz 0,5 Mbps Transmissão de música 0,5 Mbps Navegação na Web 1 Mbps Impressão 1 Mbps Compartilhamento de arquivos 1-8 Mbps Chamada de Vídeo 2-4 Mbps Transmissão de vídeo HD 3-5 Mbps Transmissão de vídeo 4K 25 Mbps
Lembre-se de que é improvável que todos os usuários executem todos os aplicativos em todos os dispositivos ao mesmo tempo. O cérebro humano só é capaz de multitarefas.
Perguntas a serem feitas: Como os dispositivos serão usados na rede? Eles exigirão voz, streaming de vídeo HD, etc? Quantos dados são realmente transferidos na rede?
3. Crescimento/necessidades futuras. A etapa 3 detalha a importância de realizar verificações periódicas de integridade para garantir que sua rede continue atendendo às suas necessidades. A maioria dos novos projetos de rede cria capacidade excessiva para crescimento e pesquisas de verificação de integridade são uma ótima maneira de visualizar o desempenho ao longo do tempo, para que você possa ser proativo ao lidar com as alterações nos requisitos de capacidade antes que se tornem um problema. Além disso, lembre-se de que interferências sem fio e APs interferentes também afetam sua capacidade — realizar verificações periódicas de integridade é extremamente importante para localizar e remover esses dispositivos interferentes.
Perguntas a serem feitas: Se seus requisitos mudarem, sua rede será capaz de acomodar esse crescimento com pouca ou nenhuma alteração? Você tem interferências que talvez não saiba que afetam o desempenho da sua rede? Qual é o nosso plano para realizar pesquisas periódicas de verificação de saúde?
Como projetar a capacidade Wi-Fi
Nossos serviços simplificam a fórmula de utilização da capacidade para algumas entradas simples de dispositivo e perfil de uso e oferece a capacidade de criar seus próprios perfis personalizados exclusivos para corresponder aos dispositivos e aplicativos exatos que você ou seu cliente usarão na rede Wi-Fi .
Ele também permite que você atribua várias áreas de capacidade para contabilizar redes que tenham uma grande variação nos requisitos de capacidade para diferentes partes da planta baixa. Aqui está uma visão geral rápida de como projetar uma rede sem fio e colocar estrategicamente pontos de acesso (APs) para diferentes áreas de capacidade.
Crie áreas de requisitos de Wi-Fi para diferentes densidades de capacidade
Uma planta de escritório simples com pouca ou nenhuma variação nos requisitos de capacidade pode precisar apenas de uma única área de requisitos. Se a sua rede tiver áreas com mudanças significativas na densidade do dispositivo (como o auditório de uma escola ou depósito com espaço de escritório conectado), convém configurar várias áreas de requisitos.
Estabeleça perfis de dispositivos
Depois de importarmos sua planta baixa, dimensionaremos o seu mapa e definiremos seus requisitos de cobertura, você pode inserir seus perfis de uso e dispositivo para simular uma visão realista da integridade da capacidade do seu site. Definiremos os dispositivos que você espera que sejam usados na rede.
Estabeleça Perfis de Uso
O próximo passo deve ser definir como esses dispositivos serão usados na rede. Apenas certifique-se de definir seus requisitos com a maior precisão possível porque, embora não seja possível modelar a capacidade perfeitamente, pois você nunca saberá realmente o número exato de dispositivos ou seus níveis de uso exatos, estabelecendo e documentando sua melhor estimativa, você terá um design de Wi-Fi com resultados muito melhores e facilitará a otimização com pesquisas periódicas de verificação de integridade ao longo do tempo.
Colocar pontos de acesso para capacidade de rede sem fio
Uma vez projetada a sua rede para cobertura, alteramos a visão de mapa de calor para Capacity Health e veja como seus requisitos de capacidade estão sendo atendidos. As áreas em verde são perfeitamente capazes de atender aos requisitos de capacidade definidos, e o vermelho representa as áreas que não têm rádios / largura de banda Wi-Fi suficientes para atender a um número especificado de clientes Wi-Fi e seus requisitos de capacidade esperados. Pode ser necessário considerar APs com antenas externas e um padrão de cobertura mais focado para que você possa adicionar mais rádios a uma área de alta densidade, garantindo uma melhor distribuição de clientes entre os rádios, reduzindo a sobreposição e a contenção, aumentando assim a capacidade.
Práticas recomendadas para projetar redes Wi-Fi de alta densidade
Mais APs nem sempre significam mais capacidade Wi-Fi
Um dos maiores equívocos ao tentar corrigir um problema de capacidade é apenas adicionar vários pontos de acesso (APs) adicionais à sua rede conforme necessário para acomodar os dispositivos adicionais. Infelizmente, apenas adicionar mais APs não é a resposta certa. Esteja você projetando para uma nova rede ou atualizando/adicionando a uma rede existente, você precisa projetar com requisitos de capacidade para atender às necessidades de sua empresa. A simples ideia de apenas adicionar APs pode ajudar, mas também pode reduzir sua capacidade aumentando a contenção/sobreposição de canais.
Dica rápida : quando você adiciona outro AP no mesmo local no mesmo canal Wi-Fi, você não aumenta a capacidade, na verdade reduz a capacidade! Não tenha medo – fique atento ao nosso próximo blog e webinar, onde abordaremos tudo sobre canais Wi-Fi e planejamento de canais!
Planejamento de capacidade ao longo do ciclo de vida de sua rede sem fio
Depois de definir seus requisitos, você pode começar a criar seu projeto preditivo e, em seguida, implantar sua rede. Mas o planejamento de capacidade não para depois que você implanta seu design. A fase de otimização do ciclo de vida do Wi-Fi é o monitoramento e manutenção contínuos necessários para uma rede sem fio confiável de alto desempenho. Você deve coletar dados constantemente em sua rede para garantir que seu design atenda às necessidades de capacidade. Identifique tendências em sua rede, como horários de pico de tráfego, perda de pacotes ou desempenho de taxa de transferência e otimizações de trabalho em sua manutenção contínua de rede. A coisa mais importante a ser lembrada é que as demandas de rede podem mudar ao longo do tempo, e você precisa garantir que sua rede esteja à altura da tarefa.
Quer Saber Mais?
Para obter ainda mais dicas sobre as práticas recomendadas de planejamento de capacidade de Wi-Fi, fale com um dos nossos especialistas:
Ele poderá ajudar no seu projeto, entre outras questões, como:
- Como definir requisitos de capacidade para diferentes áreas em uma planta baixa
- Os fatores que influenciam a definição dos requisitos de capacidade de Wi-Fi
- Por que você não pode confiar em fórmulas (usuários x número médio de dispositivos)
- Além disso, as melhores práticas para aumentar a capacidade de sua rede sem fio
Caso queira conhecer mais, veja tudo o que você precisa saber sobre um serviço de site survey wireless.