Qual será o papel do Wifi para a Internet das Coisas?
IoT ou Internet das Coisas é uma daquelas frases que você provavelmente já ouviu recentemente. A Internet das Coisas refere-se aos bilhões de dispositivos do dia a dia que estão sendo conectados à Internet, coletando e compartilhando dados, que possuem um endereço IP. É uma rede cada vez maior de dispositivos “inteligentes” com conectividade à Internet, que se comunicam com seus respectivos sistemas pela Internet. Os exemplos incluem luzes domésticas, despertadores e assistentes domésticos inteligentes, como o Amazon Echo ou o Google Home.
Com esses dispositivos eletrônicos agora se tornando mais acessíveis a cada dia, não demorará muito até que sua rede perfeitamente projetada esteja sobrecarregada com o número de dispositivos que agora estão conectados a ela.
Wifi para a Internet das Coisas
No entanto, ter mais e mais dispositivos conectados à rede Wi-Fi em sua rede afeta sua capacidade de alguma forma.
Agora, mais dispositivos estão disputando a largura de banda e o tempo de transmissão. A reação instintiva pode estar adicionando mais pontos de acesso para melhorar a capacidade, mas tenha em mente que adicionar novos pontos de acesso sem planejamento e consideração cuidadosos pode ter resultados negativos ao introduzir a interferência de co-canais devido a vários rádios Wi-Fi tentando compartilhar mesmo espaço de freqüência. Uma forma de mitigar isso é mudar para 5 GHz, o que aliviará parte do tráfego em 2,4 GHz.
Essa abordagem pode não ser suficiente, pois você também pode querer investigar a melhoria do plano de reutilização do canal. De maneira a mitigar esse problema e aumentar ainda mais a capacidade da rede, os fornecedores agora criaram Pontos de Acesso que suportam um modo duplo de 5 GHz. Esse modo ajuda a aumentar a capacidade geral da rede colocando os dois rádios na faixa de 5 GHz, otimizando assim a quantidade limitada do espectro de RF disponível.
Além disso, 802.11 ax é a próxima tecnologia Wi-Fi no horizonte, que tentará aumentar a velocidade de transmissão e melhorar o desempenho geral da Internet das coisas em consideração.
Tudo isso, sem esquecer a questão da segurança na sua rede Wi-Fi.
Então, acreditamos que o Wi-Fi continuará a desempenhar um papel significativo no futuro da Internet das Coisas.