Se você trabalhar com wireless por tempo suficiente, certamente encontrará interferência de espectro causando estragos em sua rede. Algumas fontes podem ser óbvias, enquanto outras podem ser mais enigmáticas. Tudo, desde dispositivos sem fio suspeitos a eletrônicos domésticos e redes vizinhas, pode causar interferência nas ondas de rádio que enviam e recebem dados em redes Wi-Fi, e ser capaz de identificar os interferentes é um grande componente da solução de problemas de Wi-Fi.
Como a interferência Wi-Fi afeta o desempenho da rede
Os problemas causados pela interferência Wi-Fi podem variar de uma perda de conectividade intermitente a transferência de dados reduzida e velocidades de rede a uma redução na intensidade do sinal. Quando seus aplicativos de negócios dependem de Wi-Fi para funcionar, a interferência pode causar de tudo, desde uma enxurrada de tíquetes de suporte técnico para Wi-Fi lento ou inexistente até desligamentos completos de linhas de produção e perda de receita.
Ser capaz de identificar problemas rapidamente é enorme para o Wi-Fi corporativo e uma razão pela qual muitas empresas contratam nossos serviços. Para rastrear e corrigir esses incômodos interferentes.
11 interferências Wi-Fi comuns: como elas se parecem para um analisador de espectro e como corrigi-las
Conectado ao analisador de espectro de alta resolução, a equipe de especialistas da Site Survey Wireless, consegue ver o espectro invisível no qual o Wi-Fi opera. Alguns dos interferentes mais comuns têm padrões e comportamentos únicos que podemos identificar diretamente no aplicativo, economizando seu tempo tentando rastrear e solucionar a origem de seus problemas de Wi-Fi.
Aqui está um guia de referência rápida útil sobre detecção de interferência Wi-Fi que você pode usar para comparar as leituras do analisador de espectro para rastrear seus pontos problemáticos.
1. Forno Microondas
Tipo: Banda larga
Wi-Fi Banda: 2,4 GHz
Sua rede Wi-Fi apresenta problemas na hora do almoço? As micro-ondas utilizam radiação eletromagnética para aquecer alimentos na mesma frequência que o Wi-Fi pode enviar e receber dados: 2,4 GHz. Durante o funcionamento, a interferência causada por um vazamento de vedação no micro-ondas pode causar a entrada de radiação eletromagnética adicional em seu ambiente. Isso interfere na sua capacidade de enviar e receber dados. Um forno de micro-ondas bem protegido não deve interferir no seu Wi-Fi, e a maneira mais fácil de corrigir uma interferência Wi-Fi de micro-ondas é simplesmente substituir o forno de micro-ondas com problema por uma nova unidade.
A detecção de interferência será destacada em nosso relatório com a tag do forno de micro-ondas .
2. Bluetooth
Tipo: Frequency Hopping
Wi-Fi Band: 2,4 GHz
Bluetooth é uma tecnologia sem fio que opera na mesma frequência de 2,4 GHz que muitas redes Wi-Fi utilizando 2,4 e 5 GHz. É improvável que o uso de dispositivos Bluetooth, como teclados, mouses, alto-falantes ou fones de ouvido, tenha um grande impacto no seu Wi-Fi, mas é bom entender todas as atividades presentes na rede. Se você suspeitar de Bluetooth ou BLE, uma solução simples é utilizar 5 GHz para todos os dispositivos que podem usar a frequência – você não terá interferência de Bluetooth em 5 GHz e ajudará a descongestionar a já congestionada banda de 2,4 espectros.
3. Câmera sem fio (transmissor contínuo)
Tipo: Banda larga
Wi-Fi Banda: 2,4 GHz
Câmeras sem fio ou câmeras espiãs transmitem fotos ou vídeos na banda de 2,4 GHz para um receptor. O receptor salva esses arquivos localmente ou envia o vídeo para serviços de armazenamento em nuvem por meio de uma conexão com a Internet. As câmeras sem fio são uma preocupação para sua capacidade de transmitir dados por Wi-Fi e também podem ser uma séria preocupação com a privacidade. Considere câmeras de fiação rígida que não precisam de mobilidade e, se realmente for uma câmera espiã injustificada, considere chamar as autoridades.
As câmeras sem fio são identificadas como Camera ou Generic Continuous em nosso relatório.
4. Bloqueador de Wi-Fi
Tipo: banda larga
Wi-Fi: 2,4 e 5 GHz
Um Wi-Fi Jammer é um dispositivo de bloqueio de sinal de radiofrequência. Pense nisso como um ataque DoS em um servidor da Web – usando muitas frequências Wi-Fi em potencial de forma alta e repetida, os bloqueadores restringem a capacidade de enviar e receber dados sem fio. Bloqueadores de sinal são comumente usados para impedir a transmissão de Wi-Fi, Bluetooth, celular ou dados de câmeras espiãs. Dependendo da força e das configurações do dispositivo de bloqueio de sinal, os bloqueadores podem impedir a transmissão em todas as faixas de frequência.
Muitos países proíbem ou restringem o uso de bloqueadores de sinal. Algumas agências governamentais podem usar dispositivos de bloqueio de sinal para áreas de alta segurança.
A melhor maneira de corrigir um problema causado por um bloqueador de Wi-Fi é localizar o bloqueador e impedir seu uso. Se houver bandas de frequência não afetadas, você deve alternar sua rede Wi-Fi para uma banda não afetada enquanto localiza o bloqueador.
Um bloqueador de Wi-Fi aparecerá como Contínuo Genérico em nosso relatório.
5. Radar
Tipo: banda estreita
Wi-Fi: 5 GHz
O equipamento de radar especializado é usado no controle de tráfego aéreo, em sistemas de navegação para navios ou aviões, em sistemas de defesa militar ou para monitorar o clima. Dependendo das frequências utilizadas, os equipamentos de radar podem interferir na transmissão de dados da rede Wi-Fi e vice-versa. Nos Estados Unidos, o Terminal Doppler Weather Radar é usado pela Federal Aviation Administration (FAA) para monitorar condições climáticas potencialmente perigosas. Diferentes países irão operar equipamentos de radar em diferentes bandas de radiofrequência.
A melhor maneira de contornar a interferência do radar é primeiro verificar as leis locais sobre as transmissões a serem evitadas. Não existe um leve tapa no pulso da FAA se você for pego interferindo nos sistemas de radar que salvam vidas.
O radar é identificado usando a tag Radar em nosso relatório.
6. Sensor de movimento
Tipo: banda estreita
Wi-Fi: 2,4 e 5 GHz
Sensores de movimento são comumente usados para detectar movimento como parte de sistemas de iluminação ou segurança. Os sensores de movimento costumam usar tecnologia de radar e sensores infravermelhos, o primeiro dos quais pode interferir nas redes Wi-Fi. A melhor maneira de corrigir um problema causado por um sensor de movimento é identificar o canal que o radar do sensor de movimento usa e planejar sua rede sem fio em torno dele. Se você precisar usar 2.4, tente evitar usar o mesmo canal para seus dispositivos não Wi-Fi e sua rede Wi-Fi.
7. Controlador de jogo
Tipo: Frequency Hopping
Wi-Fi Band: 2,4 GHz
Se você é como a maioria e adora jogar videogames. Mas você deve saber que qualquer tecnologia sem fio nas mesmas frequências de suas redes Wi-Fi pode causar interferência. Os controladores de jogos podem usar tecnologias semelhantes ao Bluetooth para transmitir dados do seu controlador para o console de jogos ou PC. Embora essa interferência provavelmente seja menor em comparação com muitas nesta lista, ainda é importante entender como ela pode estar afetando negativamente sua rede.
8. Fone de ouvido sem fio
Tipo: Frequency Hopping
Wi-Fi Band: 2,4 GHz
A interferência de fones de ouvido ou fones de ouvido sem fio pode fazer com que o áudio caia e o Wi-Fi pare de transmitir dados. Esses fones de ouvido podem usar a tecnologia Bluetooth (veja acima) ou usar a banda de 2,4 GHz junto com um adaptador conectado a outro dispositivo.
Embora super convenientes de usar para chamadas telefônicas ou música, os fones de ouvido sem fio são interferentes de Wi-Fi comuns.
9. Babá Eletrônica
Tipo: Frequency Hopping
Wi-Fi Band: 2,4 GHz
As babás eletrônicas usam o espectro Wi-Fi para enviar/receber dados de áudio e vídeo entre o monitor e o receptor. Muitos escritórios com creches ou locais próximos a creches podem precisar otimizar esse tipo de interferência.
10. Gerador de Sinal
Tipo: banda estreita
Wi-Fi: 2,4 e 5 GHz
Os geradores de sinal são comumente usados no desenvolvimento, teste e reparo de equipamentos eletrônicos ou eletroacústicos. Esses geradores de sinal são semelhantes aos bloqueadores de Wi-Fi – todo o seu objetivo é explodir frequências sob demanda. E por terem várias configurações para geração de sinal, podem impactar muito o espectro utilizado nas redes Wi-Fi. Se você estiver enfrentando grandes problemas de interferência, fique atento a esses tipos de dispositivos, especialmente se a rede sem fio estiver sendo usada por um fabricante de dispositivos eletrônicos ou audiovisuais (ou nas proximidades).
11. Microfone de lapela
Tipo: Banda estreita
Wi-Fi Banda: 2.4
Microfones sem fio ou microfones de lapela são frequentemente usados em espaços de apresentação ou auditório para dar ao apresentador a liberdade de se movimentar enquanto está no palco. Eles também são usados na produção de vídeo. Dependendo da frequência operacional do microfone sem fio, os sinais eletromagnéticos de um microfone de lapela podem se sobrepor às frequências de 2,4 GHz e causar interferência.
A melhor maneira de corrigir um problema causado por um microfone de lapela sem fio é mudar o canal do microfone sem fio; a maioria dos microfones sem fio de última geração pode mudar de canal.
Revise a saída do seu analisador de espectro em comparação com a amostra no gráfico acima se você suspeitar de interferência de microfones de lapela.
Conclusão
A solução de problemas de interferência Wi-Fi é uma habilidade importante para proprietários de redes Wi-Fi e ter uma consultoria especializada para este tipo de trabalho é fundamental para poder agir rapidamente para resolver possíveis problemas.
Por isso motivo, nossa equipe de especialistas em redes wireless estão a disposição para ajudar em qualquer problema que sua rede esteja passando. Fale agora com um consultor!
Equipamentos de boa qualidade, como Cisco ou Aruba, já possuem mecanismos de controle de interferência embutidos em sua tecnologia.